HORA DO CONTO
INCENTIVO À LEITURA
PROFESSORA: SHEILA SANTOS DA ROSA
“O contador com sua criatividade, inteligência e imaginação saberá dar toques de entusiasmo às histórias penetrando no mundo da fantasia das crianças.”
METODOLOGIA
- Contação de histórias.
- Ativação do conhecimento prévio.
- Atividades de pré-leitura, durante a leitura, levantamento de hipóteses.
- Compreensão do implícito.
- Oralidade.
- Leitura e interpretação.
- Criação de histórias.
- Atividades artísticas: desenhos, painéis, recorte, colagem, montagem, dobraduras, teatro de fantoches, festa à fantasia, entre outras.
DICAS PARA O CONTADOR DE HISTÓRIAS
- Aprenda a ouvir histórias.
- Haja com naturalidade.
- Prepare-se estudando, pesquisando, ensaiando.
- Pesquise e monte seu repertório. Com o tempo suas histórias ficarão mais fáceis de contar, elas ganharão vida. Você estará acreditando nelas.
- Procure conhecer o universo e como funciona a imaginação das crianças para as quais será realizada a contação.
- Não tenha a pretensão de ensinar ou formar a criança, apenas conte a história.
- Todos os recursos são válidos para a contação de histórias: cantar, modificar a voz, usar sotaque, usar músicas...
- É sempre bom utilizar objetos que estimulem a imaginação.
- Desenvolva a sua sensibilidade, se você acreditar que um lenço enrolado num cabo de guarda-chuva é uma linda rainha vestindo sua capa, as crianças também acreditarão e vão gostar.
- Utilize a pontuação da história, sabendo a hora de respirar, de se surpreender. Assim a história ficará viva em você, e você se surpreenderá junto com quem estiver ouvindo, mesmo que tenha contado a história mais de 100 vezes.
- Antes de iniciar a contação de histórias, organize um espaço sem muitos objetos, elementos e movimentos que desviem a atenção de quem está ouvindo.
- Opte por ler ou contar a história, sem mesclar.
- Não esconda palavras difíceis. Se o ouvinte for criança, fale a palavra naturalmente, brinque com a palavra antes da contação, se ela estiver fora da realidade dos ouvintes.
- Evite utilizar as palavras no diminutivo, “apequenando” o ouvinte. Ex.: Criancinhas, eu vou contar uma historinha, mas antes vou cantar uma musiquinha.
- A história não deve ser contada para dar lição de moral ou para corrigir comportamentos.
- Não utilize apenas histórias “fechadas”, pelo contrário utilize-se de histórias com facetas contraditórias. Ex.: Branca de Neve ( branca e bonita ), Menina bonita do laço de fita ( negra e bonita ).
- Faça reuniões com os demais contadores, conte histórias uns para os outros.
- Acredite no que está fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário