Quem sou eu

Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Laureano da Cunha Filho Mantenedora: SEMEd – Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha – RS Ano de Início de Funcionamento: 1988 Horário de funcionamento: Manhã e Tarde Clientela: 265 alunos

domingo, 20 de março de 2011

Incentivo à leitura

 HORA DO CONTO
INCENTIVO À LEITURA
PROFESSORA: SHEILA SANTOS DA ROSA

“O contador com sua criatividade, inteligência e imaginação saberá dar toques de entusiasmo às histórias penetrando no mundo da fantasia das crianças.”
    
     METODOLOGIA
  • Contação de histórias.
  • Ativação do conhecimento prévio.
  • Atividades de pré-leitura, durante a leitura, levantamento de hipóteses.
  • Compreensão do implícito.
  • Oralidade.
  • Leitura e interpretação.
  • Criação de histórias.
  • Atividades artísticas: desenhos, painéis, recorte, colagem, montagem, dobraduras, teatro de fantoches, festa à fantasia, entre outras.


DICAS PARA O CONTADOR DE HISTÓRIAS

  • Aprenda a ouvir histórias.
  • Haja com naturalidade.
  • Prepare-se estudando, pesquisando, ensaiando.
  • Pesquise e monte seu repertório. Com o tempo suas histórias ficarão mais fáceis de contar, elas ganharão vida. Você estará acreditando nelas.
  • Procure conhecer o universo e como funciona a imaginação das crianças para as quais será realizada a contação.
  • Não tenha a pretensão de ensinar ou formar a criança, apenas conte a história.
  • Todos os recursos são válidos para a contação de histórias: cantar, modificar a voz, usar sotaque, usar músicas...
  • É sempre bom utilizar objetos que estimulem a imaginação.
  • Desenvolva a sua sensibilidade, se você acreditar que um lenço enrolado num cabo de guarda-chuva é uma linda rainha vestindo sua capa, as crianças também acreditarão e vão gostar.
  • Utilize a pontuação da história, sabendo a hora de respirar, de se surpreender. Assim a história ficará viva em você, e você se surpreenderá junto com quem estiver ouvindo, mesmo que tenha contado a história mais de 100 vezes.
  • Antes de iniciar a contação de histórias, organize um espaço sem muitos objetos, elementos e movimentos que desviem a atenção de quem está ouvindo.
  • Opte por ler ou contar a história, sem mesclar.
  • Não esconda palavras difíceis. Se o ouvinte for criança, fale a palavra naturalmente, brinque com a palavra antes da contação, se ela estiver fora da realidade dos ouvintes.
  • Evite utilizar as palavras no diminutivo, “apequenando” o ouvinte. Ex.: Criancinhas, eu vou contar uma historinha, mas antes vou cantar uma musiquinha.
  • A história não deve ser contada para dar lição de moral ou para corrigir comportamentos.
  • Não utilize apenas histórias “fechadas”, pelo contrário utilize-se de histórias com facetas contraditórias. Ex.: Branca de Neve ( branca e bonita ), Menina bonita do laço de fita ( negra e bonita ).
  • Faça reuniões com os demais contadores, conte histórias uns para os outros.
  • Acredite no que está fazendo.

Nenhum comentário: