Quem sou eu

Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Laureano da Cunha Filho Mantenedora: SEMEd – Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha – RS Ano de Início de Funcionamento: 1988 Horário de funcionamento: Manhã e Tarde Clientela: 265 alunos

quinta-feira, 17 de março de 2011

HISTÓRICO DA ESCOLA


NOSSA HISTÓRIA
     A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Laureano da Cunha Filho foi criada pelo Decreto Municipal Nº 3.080, de 26 de dezembro de 1988, com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Antônio Laureano da Cunha Filho, sendo sua portaria de autorização de funcionamento a de Nº 00070 do dia 28 de janeiro de 1991, conforme Diário Oficial do dia 4 de maio de 1991.
      Na Vila Laureano havia muitas crianças em idade escolar e as mães consideravam a Escola Estadual Padre Reus muito distante. Por este motivo, entendiam que era necessária uma escola no Bairro Laureano, sendo assim, no inicio do ano de 1988, algumas mães, entre elas Maria Goreti Portal Consul, Marina de Oliveira e Neuza dos Santos e Silva organizaram-se e foram à Prefeitura pedir uma escola para seus filhos.
     Para felicidade da comunidade, em 16 de maio de 1988, as atividades letivas da Escola Laureano tiveram início, com as turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. Naquele ano a escola chamava-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Anexa a Escola Municipal Santa Inês. Situava-se à rua Carlos Vicente Canquerine Machado, s\nº, em um prédio residencial cedido pelo senhor Eloi Pinheiro Pedroso, sem pagamento de aluguel.
      Em 26 de dezembro de 1988, a escola recebeu o nome de Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Antônio Laureano da Cunha Filho, em homenagem ao antigo proprietário das terras onde agora estavam as instalações da Escola. Este nome permaneceu até 1997, ano em que passou a ser chamada Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Laureano da Cunha Filho. Tendo como primeira diretora, Rosane da Silva Zimmer, fazendo sua gestão de 23 de maio de 1988 a 3 de agosto de 1990. A seguir, também desempenharam função de diretora, Patricia Villa Verde Linde, Anilda da Ressurreição Monteiro, Marilane Guimarães da Silveira e Oneida da Silveira Barcella.
      No ano de 1988 tiveram início as obras do prédio onde ainda hoje a Escola está situada – Rua Alcides Cardeal de Souza, nº 232. Mas o início das atividades letivas no referido prédio aconteceu em 06 de março de 1989. A escola funcionava nos turno da manhã, tarde e noite. Em 20 de novembro de 1991, deu-se início ao trabalho de organização do acervo bibliográfico da Escola, em função da preocupação com a ampliação e qualificação do mesmo, cumprindo, dessa forma, o parecer do CEE de nº852/90. No ano seguinte, foi dado início ao fechamento do pátio da Escola.
     Em 1995, a Escola passou a oferecer a Pré-escola, que funcionava nas dependências da AFUCAMA, por não contar com espaço físico disponível. Ainda neste ano foram feitos os primeiros encaminhamentos de alunos da Escola Laureano para o trabalho de apoio pedagógico da professora, hoje psicopedagoga, Patrícia Villa Verde Linde.
     Em 13 de abril de 1996 a escola teve seu primeiro Círculo de Pais e Mestres registrado, dando à escola a possibilidade de gerenciar suas verbas e recursos.
     Com aumento da procura por vagas na Educação Infantil, em 2001 a Escola ampliou seu atendimento, recebendo também uma pracinha para a recreação dos pequenos.
      Em 2004, foi concluída a obra de ampliação do prédio. Contávamos então com banheiros e cozinha adequados, salas de aula mais amplas, pracinha, espaço para a biblioteca, secretaria e sala de professores.
     Em 2006 foi disponibilizada para a Escola, uma Sala Multifuncional, pois a Escola já era referência no Município com o trabalho de inclusão de alunos com necessidades especiais.
     Em 2006 houve eleição do primeiro Conselho Escolar da Escola em 2009 a Escola ampliou o atendimento da Educação Infantil.
      Em 2010, através da fusão com a Escola Barão do Cahy, a Escola Laureano passou a oferecer Ensino Fundamental completo, o que, há muito, era um sonho da Comunidade. Porém, mais uma vez sem disponibilidade de espaço físico para atender a nova clientela, os alunos de 5ª a 8ª receberam suas aulas no espaço escolar existente dentro do “Parque da Guarda”, parque de lazer, particular, existente no município, locado pela mantenedora (SEMEd) e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME) provisoriamente, enquanto o projeto de ampliação do prédio escolar passava pelos processos burocráticos necessários. [...]   continuação em "PROCESSO DE REFORMULAÇÃO"

2 comentários:

Giovana Neves Peixoto disse...

Sou professora desta escola a mais de 12 anos. Já saí e voltei, pois não consigo ficar longe desta escola. Pois é um lugar onde nos sentimos como uma extenção de nossa casa/família. E agora a nossa "família" aumentou e está muito melhor... Giovana

Anônimo disse...

sou aluna desta escola faz 6 anos adoro a escola principalmente as oficinas, e queria saber se vai ter festinha de dia das mães?