Quem sou eu

Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Laureano da Cunha Filho Mantenedora: SEMEd – Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha – RS Ano de Início de Funcionamento: 1988 Horário de funcionamento: Manhã e Tarde Clientela: 265 alunos

sexta-feira, 29 de junho de 2012

TRABALHANDO TEXTO DESCRITIVO

  5º ANO - PROFª SHEILA
                                     
       


O vaso chinês
O vaso chinês é vermelho com branco, tem diagrama do amor, ele é grande, velho, mas é bonito.
Ele fica em frente de casa sempre olhando para a paisagem, um campo cheio de árvores, flores e bichos maravilhosos.
Às vezes, o meu gato fica deitado do lado do vaso. Quando chega de tardezinha, o gato espreguiça e vai dormir em outro lugar.
O vaso velho, grande e pesado ficou sozinho. O gato, com saudade do vaso, pulou a janela da cozinha, foi caminhando até o vaso chinês. Ele chegou até o vaso, entrou no vaso e dormiu lá mesmo, com sorriso de realizado.

Paola dos Santos Silveira – 5º ano


Fogãozinho da Thaís
Meu fogãozinho marrom com bolinhas pretas parece as minhas pintinhas pelo rosto.
Ele já fez experiências incríveis como fazer uma torrada. Ele só tem três dias de uso e já está coberto de banha.
Ao seu lado, um lixinho que tem medo de vidro, ao lado do lixinho, uma pia que tem medo de água, ao lado da pia, uma geladeira que não gosta de frio e por aí vai.
Minha mãe achou que o fogãozinho era fraquinho, feinho, ruinzinho, mas ele é forte, bom e inteligente.
No seu quarto dia de uso, tudo mudou, fiz um sanduba de bacon ótimo. Então minha mãe mudou de ideia, me encheu de beijos, elogiou o fogãozinho, chamou de lindo, fofo... me falou que eu era uma boa cozinheira chefe. Mas e os outros objetos? Ah, eles são especiais, eles que formam minha vida de criança e que formarão a imaginação de meus filhos.

Thaís Marcelle – 5º ano

O quarto da Rafaela

O quarto da Rafaela é muito bonito. Todo dia seu quarto está sempre bem arrumadinho, acorda para ir à escola e já arruma sua cama.
No quarto dela tem uma televisão 50 polegadas, colorida, com antena da Sky, uma cama de casal box, um quadro de uma bailarina, que ela sempre olha,  Rafaela se lembra de quando ela fazia balé, e tem também uma mesinha.
O namorado dela se chama Rafael, ele gosta muito dela. Deitaram na cama, vendo tv, mas Rafael não estava vendo tv, estava admirando a beleza de Rafaela.
Rafaela é apaixonada por maquiagem, ela tem uns seis estojos de maquiagem, claro, tirando os batons. Ela tem uns dez batons mais ou menos.

Elaine de Matos Vefago – 5º ano
                                                                                                                              
A geladeira

A geladeira de dona Ana está muito cheia, só de comida natural, é uma beleza.
A geladeira de Ana é alta, branca, tem gaveta para frutas, tem pé, é de duas portas, tem um imã com uma foto colada.
Na hora do café da tarde, dona Ana abre a geladeira, ela encontra as coisas que precisa para o café. Dona Ana pega chimia de todo tipo: abacaxi, morango, pera, patê...
Ela traz leite fresquinho. Termina de botar a mesa e diz:
- Amor, vem tomar o café!
- Tá amor, já vou!
Depois que o café termina, Ana guarda as coisas na geladeira e vai ver televisão, com sky.
No dia seguinte, dona Ana acorda com sede, vai direto para a geladeira tomar um copo d’água gelada, ai que delícia, dona Ana diz.
Em junho, dona Ana fez 40 anos e fez uma festa para seus irmãos, tios e pais. Dona Ana fez um bolo, pudim, pastel...
E quando abriu a geladeira, nossa, ainda tinha frutas, legumes, para o jantar.
Eduarda Ferreira da Silva – 5º ano

A cama

A cama é muito importante, sem ela nós teríamos que dormir no sofá ou no chão, não é verdade?
Então havia uma casa bem pequena, nela tinha uma cama, era muito bem cuidada. Seu José arrumava ela todo dia. Ela era marrom e de madeira, e na cabeceira tinha dois corações. Ele mandou comprar com os corações, um era o dele e o outro de dona Florinda, a namorada dele. Embaixo dos pés, era cheia de ondinhas, a cama era de casal, zero km, todo mundo amava.
Seu José e dona Florinda chegavam em casa, corriam para cama e ficavam de mãozinhas dadas vendo tv. Nenhum dos dois prestava atenção na tv, só na cama, como era bonita, arrumada, bem caprichada.
Dona Florinda suspirou:
- Piu, piu!!!
Seu José respondeu:
- Piu, piu, piu!!!
Dona Florinda teve filhotes. E na casinha mora hoje dona Florinda, seu José, os filhotes e a cama, é claro!

Mel da Silva Pereira – 5º ano

SHOW DE TALENTOS - 4º ANO

ESCOLA DE ROCK


PROFª VILMA E MARLI

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL: MAIS EDUCAÇÃO E PSE - PROGRAMA DE SAÚDE ESCOLAR


         A Escola M. Antônio Laureano participa de vários Programas do Governo Federal objetivando a integração da escola com a sua comunidade escolar e a permanência do aluno na escola.
         Pelo Mais Educação oferta hoje quatro dias de oficinas em que os alunos podem freqüentar no turno inverso. Dentre as oficinas que estão acontecendo temos, Expressão Corporal, Dança, Música, Jiu Jitsu, Capoeira, Letramento, Meio Ambiente, Xadrez. Através deste programa aproveitou a oportunidade e participou recentemente do concurso da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) “Escola, Roteiro e Cinema: O Lugar onde vivo” com três roteiros, sendo que um fora premiado com o Título “O Baile de Masquê” dos alunos Marco Aurélio, Henrique Nunes, Nícolas e João Pedro Braff, da 6ª série. Nesta premiação, o aluno, escolhido por seus colegas, João Pedro Braff, irá para Madri, na Espanha participar de um Congresso de Línguas em Setembro. Mas antes a TV Escola, vem ao nosso Município em Julho para fazer a gravação do roteiro vencedor e posteriormente publicá-lo. É uma oportunidade ímpar para a vida de nossos alunos, para a escola e também para o município de Santo Antônio. Parabéns aos professores, alunos e aos pais.


 Alunos vencedores do curta-metragem, professores, direção e mãe do aluno João Pedro.

          Pelo PSE, Programa de Saúde Escolar, nos  dias 12 e 15 de junho, realizamos oficina com o Dr. Paulo Bier sobre Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e outros assuntos de interesse dos alunos. Antecipadamente, os alunos prepararam questões que nortearia a fala.
         Para finalizar, foram entregues a Carteirinha do Adolescente e da Adolescente disponibilizada pelo programa contendo orientações sobre cuidados e prevenções de saúde.


Palestra com Dr. Paulo Bier